segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Audiência apura morte de cinco passageiros em acidente de carro em 2009

Audiência apura morte de cinco passageiros em acidente de carro em 2009

Mariana Laboissière
Publicação: 18/02/2011

O Tribunal do Júri de Planaltina realiza nesta sexta-feira (18/2) a primeira audiência de instrução para apurar a responsabilidade do motorista Artur Doroteu de Oliveira, 27 anos, na morte de cinco pessoas em um acidente ocorrido em 14 de novembro de 2009. Segundo denúncia apresentada pelo Ministério Público, o acusado transportava um número de passageiros superior à capacidade do veículo e dirigia em velocidade acima da permitida.

Pelo menos quatro pessoas já foram ouvidas. Entre elas, o passageiro que sobreviveu, um motoqueiro e um motorista que presenciaram o acidente. A sessão começou às 14h e cerca de 50 pessoas acompanham do lado de fora. Vestido com camisetas brancas estampadas com fotos de quatro vítimas e munido de cartazes e faixas, o grupo pede justiça. Uma das mensagens é: “A comunidade de Planaltina exige punição para Artur Doroteu”. Alem disso, alguns cartazes trazem fotos do acusado com bebida durante a festa, pois as testemunhas de defesa alem que ele não teria ingerido bebida alcóolica. O grupo deseja que Artur seja enquadrado por homicídio doloso, com agravante de omissão de socorro e lesão corporal grave.

Duas motos e duas viaturas da Polícia Militar acompanham o protesto. A audiência não está aberta para acompanhamento da imprensa e apenas os pais das vítimas podem entrar no Tribunal. Quatro testemunhas de acusação e três de defesa devem depor hoje. A previsão é que Artur seja o último a ser ouvido.

Entenda o caso
O acidente ocorreu por volta das 20h10 de 14 de novembro de 2009. Artur Doroteu de Oliveira perdeu o controle do Celta prata, placa JHU 0388-DF, em uma descida da BR-020, sentido Planaltina, e invadiu o canteiro central da via. Desgovernado, o carro derrubou um poste de iluminação e em seguida capotou, invadindo a pista contrária. O condutor do e o passageiro Wellington Mendes Lemes foram os únicos que permaneceram dentro do carro e sofreram ferimentos leves. Os outros cinco passageiros, todos sem cinto de segurança, foram lançados para fora do veículo.


Jéssyka Cristhianne Martins, 17 anos, morreu no local. Rayane de Aguiar Leite, 17, faleceu no caminho para o Hospital Regional de Sobradinho. Átila de Oliveira Doroteu, 25, irmão de Artur, veio a óbito no dia seguinte. Caio Cezar Costa Santos, 18, e Bruna Aguiar da Ponte Frota, 17, morreram alguns dias depois.
Familiares
De acordo com os familiares das vítimas, Artur não teve a carteira nacional de habilitação apreendida. Alem disso, eles denunciam que os depoimentos do único passageiro a sobreviver ao acidente, Wellington Mendes Lemes, são contraditórios. “Ele mente para ajudar o amigo”, afirma o irmão de Bruna, Uanderson Aguiar da Ponte Frota, 28. A testemunha teria apresentado versões diferentes sobre o lugar que ocupava no veículo, alem de criticar as vítimas. “Ele falou que as meninas beberam, falou mal deles. Foi difícil ver isso”, disse a mãe da menina, Francisca Aguiar da Ponte Frota, 50.

Ela diz, ainda, que Welington contou durante o depoimento que Bruna estava no colo de Jéssyka e Rayane. A mulher deixou a sessão depois de sofrer uma queda de pressão e não pode retornar. Francisca destaca o depoimento de um rapaz que conduzia um veículo e presenciou o acidente. Segundo ela, o homem teria afirmado que viu Artur participar de um racha com outro veículo. Segundo ela, a família tem a intenção de processar as promotoras da festa por permitir que menores de idade ingerisem bebida alcóolica e a dona do carro que Artur conduzia.

O pais de Jéssyka revelam que tratavam o acidente como fatalidade até ouvir relatos do comportamento de Artur na direção do veículo. “Antes eu achei que era coisa do destino. Depois que me contaram que ele estava fazendo barbaridades no volante, eu mudei de idéia”, diz Maria Izaneide Pereira Martins, 40.

Fonte: Correio Braziliense
Contribuição de Ronaldo Derly Rodrigues. Obrigada!

Nenhum comentário:

Postar um comentário